Laudo de ruído ambiental

Laudo de Ruído Ambiantal – NR 15 e NBR 10151

 

Elaboração do Relatório Técnico e Conformidade NR-15 e NBR 10151 de Ruídos

Este laudo tem por objetivo quantificar o nível de pressão sonora em um determinado ambiente de trabalho independentemente de haver ou não reclamações, visando encontrar e estabelecer medidas com o intuito de atenuar o mesmo.

O Ruído Ocupacional (NR 15)
Pode ser definido como o ruído produzido no interior dos ambientes de trabalho que afeta seus trabalhadores.

Ruído Ambiental (NBR 10151 e NBR 10152)
Pode ser definido como o ruído produzido por quaisquer atividades humanas (comerciais, industriais, sociais e recreativas) bem como as atividades de propaganda política, que afetem de alguma forma a saúde e o sossego público.

 “NBR 10151.4.2 Calibrador acústico: O calibrador acústico deve atender às especificações da IEC 60942, devendo ser classe 2, ou melhor.

Calibração e ajuste dos instrumentos:
O medido de nível de pressão sonora e o calibrador acústico devem ter certificado de calibração de Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), renovado no mínimo a cada dois anos.
Uma verificação e eventual ajuste do medidor de nível de pressão sonora ou do sistema de medição deve ser realizada pelo operador do equipamento, com o calibrador acústico, imediatamente antes e após cada medição ou conjunto de medições relativas ao mesmo evento.”